Viajando pelo Nordeste

Bom Jesus da Lapa - BA

A cidade de Bom Jesus da Lapa concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, no mês de agosto, conhecida como a procissão ou romaria do Bom Jesus em que atrai milhares de fiéis todos os anos, por este motivo é conhecida como a “Capital Baiana da Fé”.

Cheguei a cidade de Bom Jesus por volta das 3 da manha, desci na rodoviária que por sinal, não tinha nenhum ponto de apoio ao turista, caminhei até a rua que fica atrás da rodoviária e não vi uma alma viva na rua, somente eu e minha mochila.

Caminhei alguns metros a procura de um lugar que eu pudesse tomar um bom banho e descansar para enfrentar o dia que ainda estar por vir. Avistei uma pousada e resolvi bater no portão, um senhor me atendeu e disse que ia chamar a Dona da pousada, assim que ela chegou me mostrou um dos quartos e falou que cobraria nesse, R$40,00 Reais, mas pela hora que estava chegando me cobrou R$30, resolvi ficar, pois estava com muito sono e 2 dias sem ver água de chuveiro, (risos...).

No dia seguindo, sai logo depois do café e fui visitar a igreja de pedra, não parecia que era a mesma rua de ontem à noite. O movimento aumentou muito.

Assim que cheguei ao centro da cidade, me deparei com inúmeras pousadas, se eu tivesse caminhado mais alguns metros, ficaria bem mais próxima a igreja do Bom Jesus da Lapa, no entanto, a pousada que fiquei era ao lado da rodoviária e pra mim estava ótimo.

Antes de chegar a cidade, viagem cerca de 14 horas num ônibus bem apertado, não pude sentar na janela e essa sim foi uma viagem cansativa.

Em 1691, Francisco de Mendonça Mar descobre o morro que viria a ser o Santuário de Bom Jesus da Lapa Numa de suas inúmeras grutas, começa uma vida de eremita, devoto do Jesus e de Maria da Soledade.
Possui uma área total de 4148,5 km² e é banhada pelo rio São Francisco

Logo que cheguei à igreja estava havendo uma missa, pude assistir o final e fiquei muito feliz, uma experiência marcante em nossa vida, um momento de pura reflexão com Deus. Veja as fotos dentro igreja!

O grande diferencial entre Bom Jesus da Lapa e as outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado.

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do Estado Brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeira e formam transparentes piscinas naturais.

Peguei o ônibus por volta das 8 horas mais ou menos, como sempre resolvi viajar a noite, cheguei por volta de 1 hora da manha na cidade de Seabra, próxima a Lençóis, arrumei uma pousadinha que me custou R$10 só pra passar a noite e esperar o próximo ônibus. No quarto não havia nem janela e apenas uma cama, no telhado teias de aranha e muita sujeira.
No dia seguindo, as 07h30min horas, estava já na cidade dos Diamantes.
Assim que cheguei, procurei uma agência de turismo, fiquei espantado pelos preços altos, mas em fim, eu não tinha muita escolha, tudo era longe e como não teria muito tempo, resolvi já deixar agendado para o próximo dia.
Nesse dia conheci a cidade de Lençóis, é uma cidade que abre suas lojas à noite e fecha durante o dia. A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê.
Não cheguei conhecer essa cidade, pois ficava um pouco mais afastado de Lençóis.

Consta que, o nome da cidade de Lençóis vem dos (lagedos) por onde o rio passa espumando, serra abaixo, como se fora um lindo lençol todo bordado, todo rendado feito pelas mãos de fadas. Originou-se de um pequeno povoado formado por pessoas que procuravam diamantes, cerca de 200 atrás.

No dia seguinte, fui a agencia de turismo onde encontrei o guia que ia nos levar para conhecer a chapada.
Nossa primeira parada foi a Gruta da Lapa Doce a 70 km de Lençóis.
Em uma travessia de 1 km por dentro da gruta, pode-se observar uma grande quantidade de formações como estalactites, estalagmites, cortinas.
A Gruta fica no município de Iraquara conhecido como a cidade das grutas. A palavra Iraquara tem sua origem no tupi guarani e significa gruta de mel. São inúmeras formações rochosas, cavernas e grutas, segundo as informações do guia as galerias que interligam os salões estão sendo mensuradas em cerca de 20 km de galerias, e somente uma mínima parte tem acesso ao público.
O melhor desse passeio foi à hora que chegamos
ao lendário Morro do Pai Inácio.
À direita, logo após um posto de combustível, há uma entrada para um acostamento de onde se sobe para um mirante. Dalí tem-se belas vistas das áreas mais baixas e de morros na linha do horizonte.
Ficamos admirandos com o visual da chapada. Eu fiquei ali algumas horas, sentado apenas deixando o vento soprar, minha vista se perdia no meio de tanta beleza.
Seguimos para a Cachoeira do Diabo, belo e amplo poço, o nome não tem nada a ver, pois o lugar é paradisíaco: trata-se do maior de muitos poços que se formam ao longo do rio Mucugezinho, cerca de 20 km de Lençois. O acesso é relativamente fácil, de carro pela BR 242 até a entrada da área, onde há algumas facilidades para alimentação. Há um serviço de tirolesa, permitindo que os visitantes desfrutem a emoção de descer até a água, preso a uma corda.
No final do dia, peguei o ônibus e o meu próximo destino seria Salvador, antes já estava ansioso para chegar, pois minha amiga Luce estaria me esperando.
Viajei a noite toda e cheguei a 05h30min da manha, esperei um pouco na rodoviária e liguei pra ela, o chato que nesse dia, ela estava ocupada ajudando o irmão e não poderia me dar atenção, mesmo assim o nosso encontro foi especial.
Conheci a Luce através da Internet, e esse encontro estava marcado pra acontecer deste a minha partida, ficamos conversando por algum tempo e combinamos que seria melhor eu passar ali na volta, pois eu ainda chegaria ao estado da Paraíba em João Pessoa, onde mora meu irmão que também estava a minha espera.

Comprei a passagem e me despedi dela com lágrimas escorrendo pelo rosto, foi muito legal conhecer essa Baianinha linda.