Cicloturismo

São João Del Rei a Passa Tempo
1º dia





Depois das festividades de final de ano, eu e o Alexandre combinamos de fazer uma pequena viagem de bike. Como já estava definido o caminho, resolvemos seguir pela BR. Chegamos a Ritápolis que fica 14 km de São João Del Rei. Não paramos por que já conhecíamos a cidade e resolvemos seguir até São Tiago. Pedalamos mais 30 km. O sol estava forte, mas não chegou atrapalhar a pedalada, enfrentamos as subidas num bom ritmo bem devagar, não passávamos dos 25 km/h. Paramos algumas vezes para registrar as belas paisagens e beber água, que por sinal, estava quente. Não demoramos muito e já avistamos São Tiago, paramos para comer no restaurante próximo ao trevo da cidade. Eu poderia ter aproveitado para comer algo melhor, para dar mais sustância, isso nos faz perceber que precisamos aprender com os nossos próprios erros, comi um salgado frito e isso me fez passar mal. Reiniciamos a viagem num trecho de muitas subidas, conseguimos enfrentar a primeira parte e logo avistamos outra subida.



Pedalamos 18 KM até o Morro do Ferro, passeamos pela cidadezinha a procura de uma pessoa que pudesse deixar uma mensagem no nosso bloquinho, logo depois paramos no banco da praça para um merecido descanso. Descansamos um pouco e logo pegamos uma estrada de terra, foi uma subida bem leve no começo, mesmo assim, já me fez perceber que eu teria dificuldade para concluir os 20 Km restantes ate Passa Tempo.

Cheguei a Passa Tempo muito cansado, o Alexandre percebeu o meu cansaço e sem demora, fomos procurar uma pousada para guardarmos as bikes. Depois de tomarmos um banho para tirarmos a poeira, saímos em busca de uma pessoa para assinar o caderninho de mensagens.



2º Dia


Levantamos bem cedo para arrumar as bikes e depois fomos tomar café. Depois de alguns minutos seguimos viagem, estava chovendo muito e fazia um friozinho danado de chato. A chuva continuou por varias horas, então não poderíamos arriscar pedalar numa estrada de muito barro, então voltamos pelo mesmo caminho que chegamos à cidade de Passa Tempo. Chegando a São Tiago, paramos no restaurante e resolvemos voltar de ônibus, aproveitando para almoçar e descansar.


FIM




CARNAVAL NA ESTRADA
 2010

 
Sábado de carnaval, como eu estava planejando fazer uma viagem curta , resolvi pedalar e descobrir novos lugares. No primeiro dia eu fiz uma media de 85km pedalados seguindo de muita subida forte, foi um dia bem puxado, mas com um visual incrível que valia apena cada esforço.
Como eu já conhecia um trecho do caminho essa pedalada foi bem tranqüila, cheguei a uma cidade pequena mais rica em artesanatos.
Resende costa.
Um rancho erguido para abrigar tropeiros e viajantes na primeira metade do século XVIII deu origem ao pequeno povoado de Lage, hoje Resende Costa. A Capela Nossa Senhora da Penha de França foi erguida em 1749 e, em torno dela, foram construídas oito casas para abrigar as primeiras famílias que se estabeleceram na região, entre elas a do inconfidente José de Resende Costa.
Parei pra fazer um abastecimento numa lanchonete e logo dirigi minha bike morro acima, era como se fosse um mar de morros onde eu navegava minha caravela sobre montanhas, com belas paisagens e sempre por uma estradinha gostosa de pedalar



No final do dia cheguei à cidade de Desterro de Entre Rios onde encontrei uns amigos de bike que estavam saindo para pedalar, ate que eles me chamaram pra ir junto, mas eu estava cansado e minha bike pesada. Fiquei ali na praça alguns minutos e comecei a procurar um lugar, pra que eu pudesse montar minha barraca, foi ai que eu tive uma idéia de perguntar na igreja se eu poderia monta a barraca no salão, infelizmente não consegui falar com o padre. Segui a rua de cima e avistei uma igreja evangélica que estava com o portão abeto, resolvi entrar e não encontrei ninguém, uma pessoa que estava passando na rua, me diz que era pra eu chamar na casa ao lado, que era do responsável pela igreja.

Ficamos conversando um bom tempo, mas não consegui autorização para montar a minha barraca ali por que o responsável mesmo estava num retiro, não pude fazer nada.
Desterro é uma cidade bem pequena, fundada em 12 de dezembro de 1953 com pouco mais de 6.000 habitantes.
Então eu resolvi seguir para um posto de gasolina onde eu consegui montá-la sem problema.






                                               


Arrumei minha bike bem cedo, e já as 7 da manha estava pedalando rumo a cidade pra tomar meu café, preparei para mais um dia de pedal. Assim que terminei, sai para dar mais uma volta na cidade e segui viagem.
Peguei a estrada novamente dessa vez, dirigi minha bike num asfalto bem tranqüilo onde não avista um carro si quer.
Não demoro muito pra chegar a Entre Rios, onde encontrei 3 ciclistas que estava indo fazer uma trilha, sempre aos domingos eles se reúnem para curti um pedal em grupo





No caminho para Casa Grande, encontrei 3 ciclista parados num vilarejo, conversamos um pouco sobre viagens e aproveitei para pegar água na casa dos conhecidos deles.
Continuei meu caminho e logo avistei uma igrejinha no meu do morro, passando pelo marco da estrada real e mais subida onde não conseguir pedalar.
Passei por muitas plantações de milho e feijão, criação de gado e fazendas do século passado.
Cheguei a Casa grande onde não consegui montar minha barraca, pois a cidade estava em pleno carnaval, então eu resolvi ficar numa pousada pra descansar melhor do dia puxado.

No dia seguinte, resolvi pegar rumo de casa, segui pelo caminho velho e cheguei a Lagoa Dourada, onde eu comi um delicioso rocambole, não pude deixar de parar na casa de empada onde trabalha uma amiga.

Minha viagem chegou ao fim espero que tenha gostado,, obrigado.







Ibertioga 2009




Quando a noite caiu, surgiram também minhas expectativas de um 1º dia na estrada. Logo pela manha, comecei a perceber que minha viagem seria como se fosse à primeira, foram três dias passando por vilas, cidades e fazendas. 

A paisagem começava a mudar nas primeiras pedaladas, parei numa lanchonete e comprei umas coisinhas que havia deixado de comprar.
Dirigi minha bicicleta 30 km e cheguei à cidade de Barroso onde eu ficaria na casa de uma amiga que já me esperava.
Saímos à noite pra comer pizza.
A história do município de Barroso remonta ao século XVIII e está diretamente ligada aos viajantes e desbravadores da região, que percorriam a área em busca de ouro.


Ao canto do galo já estava pronto para mais um dia na estrada, encarei a primeira subida bem devagar, coloquei a marcha bem leve e fui curtindo o visual, refletindo um pouco sobre tudo.
A distância a ser percorrida era de apenas 40 km ate chegar à cidade de Ibertioga, mas o grau de dificuldades era alto por causa das montanhas.
Cheguei a uma vila que pertence a Barbacena, mas eu não parei por muito tempo, pedalei mais 10 km de estrada de terra e cheguei ao asfalto.



Cheguei bem na hora do almoço e logo fui procurar um bom restaurante pra matar minha fome. Depois de abasteser minhas energias descansei um tempo e continuei minha jornada, agora restando apenas 30km para chegar no meu destino, Piedade do Rio Grande onde eu ficaria na casa de um amigo.












                                                      Acordei cedo e iniciei minha ultima etapa da viagem.
Não era um caminho de muitas dificuldades, havia menos subida e não foi preciso apear nenhuma vez, cheguei em casa, com gostinho de quero mais. Depois de um banho quente, cama, cozinha para fazer a comida e na companhia da família, nada melhor do que relembrar velhas viagens que marcaram nossas vidas.





Obrigado pela visita.

Um comentário:

  1. ola amigo que maravilha que e a vida apreciando bem devagar uma pedalada pelas historias de minas isso que e viver eu estou me preparando para pedalar se precisar de mais um tripulante tel 3377-7064 ou 97180134 ramon de bh isso ai amigo continue com esse espirito

    ResponderExcluir